- Back to Home »
- Afinal, o que é cosplay? Onde surgiu?
Postado Por: Unknown
quinta-feira, 16 de outubro de 2014
A palavra cosplay surgiu do inglês como abreviação de costume play ou costume roleplay que significa se vestir (fantasiar-se) de algum personagem ficcional (de mangás, animes, comics, filmes…). Quem participa é chamado de cosplayer; quem confecciona é chamado de cosmaker.
Alguns apenas confeccionam, assim como outros só fantasiam-se, mas há quem faça ambos.
Ao contrário do que a maioria pensa, o cosplay não surgiu no Japão. Ele surgiu nos Estados Unidos durante o Worldcon (World Science Fiction Convention) em 1939, em Nova Yorque,
e foi quando o jovem chamado Forrest J. Ackerman (com 22 anos na época) junto com sua amiga Myrtle R. Douglas foram ao evento fantasiados. Ele estava vestido como piloto espacial (que ele chamou de “futuricostume”) e ela com um vestido dos clássicos de 1933 (Things to Corne). Como os únicos fantasiados no Worldcon, eles causaram um reboliço no evento. Se essa moda pegou? Claro, no ano seguinte algumas pessoas comparecem ao evento com suas próprias fantasias.
A prática foi crescendo e surgiu o concurso chamado masquerades, e as pessoas começaram a não somente se fantasiar como também a realizar interpretações; e esse novo hobby ficou conhecido como costuming ou fan costuming. Até então, tudo era voltando para a ficção científica. E você deve estar se perguntando onde entra o cosplay que conhecemos. Bem, em 1984, Nobuyurik Takahasi, de um estúdio japonês (Studio Hard), visitou a Worldcon e ficou tão impressionado com o masquerades que publicou sobre o concurso em revistas japonesas de ficção científica, criando e difundindo o termo: Cosplay. No ano seguinte, já se encontravam diversas pessoas fantasiadas em convenções japonesas, mas ele foi adaptado para se vestir conforme mangás/animes. Foi assim que a prática de se caracterizar como personagens de mangás/animes tornou-se um fenômeno no país, que fez com que surgissem lojas, publicações e profissionais especializados, criando, então, uma indústria do cosplay no Japão. Em meados de 1990, com a popularização do anime no ocidente, o cosplay foi reintroduzido nos Estados Unidos, mas numa escala muito maior. Essa reintrodução massiva fez com que muitos acreditassem que o cosplay havia surgido no Japão.
Porém, existem algumas diferenças entre o modelo criado na Worldcon e os cosplayers
japoneses. Os nortes-americanos ainda seguem o modelo criado no Worldcon onde o cosplayer cria suas próprias fantasias e compete em convenções de fãs, além de existirem criações próprias (que pode criar seu próprio personagem, como fez Ackerman). No Japão, ser cosplayer envolve fantasiar-se de um personagem que já existe e com o objetivo de parecer o mais fiel possível ao personagem; com isso, não há nenhuma ênfase para que os trajes sejam confeccionados pelos cosplayers (muitos compram tudo pronto). Além disso, os cosplayers japoneses não precisam de eventos para aparecer: muitas vezes eles se reúnem em grupos para tirar fotos. Mas não confundam com o universo Lolita: ser Lolita é um estilo de se vestir, é moda e raramente estará ligado a cosplay.
E no Brasil? Há relatos da presença de fãs fantasiados em meados da década de 80 em convenções de Jornada nas Estrelas. Posteriormente, em encontros de RPG e fãs de animes, em meados de 1994, juntamente com a primeira convenção de animes do país, a Mangacon (realizada em São Paulo). A partir daí, o cosplay cresceu ao longo dos anos se espalhando por todo o país.
E hoje, podemos sim ter orgulho dos cosplayers brasileiros, afinal o Brasil é o único país tricampeão no WCS (World Cosplay Summit), campeonato internacional de cosplay que ocorre anualmente no Japão promovido pela TV Aichi. O evento cresceu tanto no Japão que esse ano a TV Aichi exibiu o evento ao vivo. E para selecionar a dupla brasileira, são realizadas etapas regionais pelo país, e a seletiva final é a etapa JBC (sim da editora de mangás JBC) que nos últimos anos ocorreram durante o Festival do Japão em São Paulo.
Além do WCS, temos, também, o campeonato nacional e internacional da YCC (Yamato Cosplay Cup), realizado no evento Anime Friends em São Paulo. O Anime Friends é o maior evento otaku do Brasil (são 8 dias de evento). Claro que além do YCC e do WCS, existem campeonatos regionais que ocorrem em eventos regionais.
Como surgiram animes e mangas e qual anime foi mais popular em 2016 confira de forma dinamica no video do link https://www.youtube.com/watch?v=itFVpKXKNxE